domingo, 11 de maio de 2014

M 20 com a Canon 450D mod

Ontem resolvi tirar a poeira de minha Canon 450D mod (sem filtro infravermelho) e do tripé Celestron CG-5. Também foi utilizado o CLS clip da Astronomik.
Como não estava conseguindo um guiamento satisfatório, fiz 136 frames de 30 segundos.
Essa foto é um exemplo de que com um setup de entrada e relativamente acessível também é possível se conseguir fotografias de boa qualidade.
O telescópio utilizado foi o Equinox de 120mm em F 7.5 e a Canon em ISO 800.
O programa utilizado para a captura com a Canon, que considero o melhor, foi o Backyard EOS:
http://www.backyardeos.com/.
O processamento foi feito com o Photoshop CS3 e PixInsight.
A primeira foto é o resultado do empilhamento no DSS, sem qualquer processamento e a segunda a versão "crop" processada.
Algo que me chama bastante a atenção é o fato do Equinox não precisar de field flattner .A primeira foto mostra bem isso:

M 20 - Equinox 120 + Canon 450D - sem qialquer processamento
M20 - Equinox 120 + Canon 450D - Crop e processamento inicial
M 20 - Equinox 120 + Canon 450D (resultado final)
Setup com Equinox 120 + Tripé CG5 e Canon 450D

2 comentários:

  1. Olá amigo. Tive a oportunidade de comprar uma CG-5 usada e estou ansioso para recebê-la e fazer meus primeiros testes! Atualmente tenho um skywatcher de 254mm, com o qual consegui fazer algumas capturas de DSO de frame único, mesmo em montagem dobsoniana sem motorização nenhuma. Tenho uma Canon 60D não modificada. Segue minha galeria no Astrobin: http://www.astrobin.com/users/pasantos/ . Como o 254mm é pesado demais para a CG-5, nesse primeiro momento quero fotografar só usando a câmera e a lente. Agradeço qualquer dica e orientação, tanto para fazer os frames quanto para processá-los. Abraços! Meu email é paulchess10@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Gerson, parabéns pelo seu vídeo, nota 10. Meu principal hobby é a astronomia e por enquanto estou tirando fotos com uma câmera DSLR em colorido. Tirar fotos monocromáticas na DSLR usando os filtros RGB faz alguma diferença?

    ResponderExcluir