sábado, 26 de abril de 2014

Hubble Palette com PixInsight


1. RBG x Narrowband

Sem dúvida as imagens astronômicas utilizando os filtros SII, HA e OIII, também chamado de astrofotografia em banda estreita (narrowband), produzem belíssimas imagens coloridas, fazendo a simples imagem em RGB até ficar sem graça.

Entretanto, cabe destacar que as fotos em RGB ou LRGB (com o filtro Luminance) produzem a coloração natural dos objetos, ao passo que as feitas com os filtros de banda estreita produzem a chamada falsa cor.

Vejamos uma simples comparação utilizando a IC 2944, conhecida como Running Chicken Nebula. A primeira foto em RGB e a segunda em Narrow Band. As imagens falam por si só:

Obs 1: aqui as imagens foram aperfeiçoadas e retratam o resultado final. Foram utilizados os programas Photoshop CS3 e PixInsight 1.8.

Obs 2: A imagem em RGB abaixo foi composta pelos filtros HA (Red) e OIII (Blue), sendo o canal ¨Green" sintético. (Explicarei isso em outro post)

IC 2944 em RGB



IC 2944 em NB

2. A paleta de Hubble com o PixInsight:

Para se conseguir o resultado da paleta de Hubble (famosa por ser utilizada nas fotos do Telescópio Hubble), é necessário primeiramente atribuir-se aos filtros em narrowband, cada uma das cores normais, da seguinte forma:

RED -> SII

GREEN -> HA

BLUE -> OIII

Quando for feita a combinação deles (SHO) a imagem ficará assim (neste exemplo utilizarei a Nebulosa do Camarão, ou IC 4628:




SHO com canais juntos no SCT (Screen Transfer Function)
ou

SHO com canais separados no STF (Screen Transfer Function)

A paleta de Hubble é formada com a seguinte fórmula:

Red = SII * 0.5

Green = HA * 0.15 + 0.85*OIII

Blue = OIII

No PixInsight utillizaremos a função PixelMath. Dessa forma colocamos a fórmula acima e depois aplicamos na imagem acima:



O resultado passa a ser o seguinte:

Hubble Palette - IC 4628
A parir daí são feitos os ajustes e processamentos sendo que, neste caso, o resultado final ficou assim:

IC 4628 - The Prawn Nebula (Nebulosa do Camarão) em Hubble Palette)





2 comentários:

  1. Gerson ótimo post como todos os demais, parabéns e obrigado pelas belíssimas imagens e pelos ensinamentos.
    Cadore.

    ResponderExcluir