terça-feira, 2 de julho de 2013

M8 em Narrowband

Para registrar a M8 foram feitas exposições de 80 minutos por canal:

Telescópio: Orion ED80T-CF (80mm)
Montagem: Orion Atlas
CCD: Atik 314E monocromático
Tempo de exposição: 80 min por canal de cor
Subframes: 240 segundos

Composição da Paleta de Hubble:

R: SII
G: Ha
B: OIII

Após empilhamento no DSS, as fotos foram tratadas individualmente no PS, tendo por base os tutoriais dos seguintes links, citados pelo astrofógrafo Jorge (lhvilatur) no Cosmoforum:

http://www.imagingdeepsky.com/Presentations.html

http://www.rdelsol.net/ClippingMasks/ClippingMask.html

O assunto é vasto e existem uma infinidade de técnicas, portanto segui alguns passos e modifiquei outros.
A paleta de Hubble é apenas uma das opções para se destacar detalhes dos objetos e pode variar suas configurações de acordo com o que se quer destacar.

O enquadramento não ficou como deveria. A dificuldade em saber que parte da nebulosa está se footgrafando é grande. Como uso normalmente uma exposição de 30 segundos para identificar o objeto, enquadro no centro a parte mais brilhante.

A M8 é uma grande nebulosa e para poder-se visualizá-la por completo com a Atik é necessário a utilização de um redutor focal. Não foi o caso da foto abaixo e ficará para outra oportunidade.

O tempo colaborando, o próximo registro será a M16 - Nebulosa da Águia, famosa por conter os famosos pilares da criação.

A constelação de Sagitário realmente contém muitos objetos para serem fotografados e nessa época do ano eles se apresentam em uma posição muito boa para registro fotográfico.

M8 - Narrowband - ED80T e Atik 314E

Nenhum comentário:

Postar um comentário