quinta-feira, 27 de junho de 2013

M20 em narrowband - variações

Uma das grandes vantagens de se fotografar com uma câmera monocromática é sua versatilidade no uso de filtros. Isso além de proporcionar um absoluto controle sobre a forma com que será feita a foto, permite se conseguir resultados surpreendentes.
Os filtros de banda estreita permitem passar uma estreita onda de luz, uma onda selecionada, deixando de lado o restante do espectro luminoso. Eles podem ser utilizados inclusive em noite de lua cheia e com alta poluição luminosa. Esses filtros são tão seletivos que só irá passar as faixas que nos interessam para a astrofotografia.
Esse tipo de astrofotografia ficou mais conhecido graças as fotos do telescópio Hubble, que os utiliza bastante. Veja a foto abaixo um exemplo dos pilares da criaçāo, localizados na Nebulosa da Águia (M16) e que foram fotografados com os filtros de banda estreita:




Os filtros que possibilitam esse tipo de imagens são o Ha, o OIII e o SII:







De posse desses filtros, no meu caso todos da marca Orion, realizei um teste substituindo os filtros RGB por eles. Fiz então uma exposição de aproximadamente 1 hora com cada um, tento como alvo a Nebulosa Trifida ou M20. Depois disso, já no Photoshop, fiz as diversas combinações possíveis, substituindo os canais R,G e B, por cada uma das imagens obtidas em banda estreita e o resultado foram as fotos abaixo:
Todas as fotos foram feitas com o telescópio Orion ED80T CF e com CCD Atik 314E:

Primeiramente vejamos o que cada filtro registrou em 1 hora de exposição:

M20 - HA

M20 - OIII


M20 - SII


AGORA AS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS:


M20 - OIII-SII-HA

M20 - SII-HA-OIII

 M20 - SII-OIII-HA

M20 -HA-OIII-SII

M20 - HA-SII-OIII

M20 - OIII-HA-SII

Para fins de comparação, abaixo a versão normal em RGB puro, sem luminance (L):

M20 em RGB 


A Famosa Hubble Palette (versão experimental)

M20 - Hubble Palette
A Hubble Palette é feita pela combinação Red:SII - Green:HA - Blue:OIII e depois são feitos os seguintes ajustes no "selective color" do Photoshop para se chegar a imagem acima:





Um comentário: