segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NGC3324 - Gabriela Mistral

Finalmente o tempo deu uma trégua de uma noite com céu limpo e então fotografei um objeto pouco explorado na região de Eta Carina, a Nebulosa Grabriela Mistral ou NGC3324.

Localização: Segue imagem obtida no Worldwide Telescope (http://www.worldwidetelescope.org) como referência para identificação dessa nebulosa:



A nebulosa leva esse nome devido a semelhança com a escritora chilena de mesmo nome, que foi ganhadora do nobel de literatura em 1945. Além disso essa nebulosa, a semelhança da M42 (Nebulosa de Orion) é um berçário de estrelas. A estrela mais brilhante indica o local de intensa formação estelar.

Para captura o equipamento foi o Celestron C 9.25, CCD Atik 314E e guiagem com o pacote Orion (ST80 + OSSAG), Filtros RGB da Orion.

O grande diferencial dessa imagem foi o processamento no Pixinsight, que já estou me acostumando e retoques finais no Photoshop (saturação e a utilzação do Astronomy Tools para redução de ruído de fundo, Noise Ninja e outra ação (free) chamada de powerdetailextract).

A imagem ainda apresenta o efeito (ou defeito) de coma nas estrelas periféricas devido ao redutor focal utilizado que converte o telescópio de F/10 para F/3.3.

Foram 35 minutos de captura por canal de cor e dessa vez fiz frames curtos de 70 segundos. A propósito estou gostando mais de usar vários frames curtos ao invés de frames longos, pois isso evita a super exposição

A seguir a foto obtida e logo abaixo uma foto da escritora. Repare a semelhança da nebulosa com seu rosto de perfil.

NGC3324 - 17/02/13

Gabriela Mistral


Nenhum comentário:

Postar um comentário