sábado, 9 de fevereiro de 2013

NGC2070 - TARANTULA NEBULA e Mod SCT

Olá
Depois de um período de férias retomei minhas atividades de astrofotografia neste mês de fevereiro de 2013.
Antes de sair de férias havia feito uma encomenda de um tubo de fibra de carbono para substituir o original de alumínio da Celestron. O motivo? Basicamente por dois grandes motivos:

1. O tubo de fibra de carbono pesa a metade do peso do de alumínio e ainda é mais forte;
2. O tubo de fibra possui um revestimento interno anti-reflexo o que proporciona imagens com maior contraste e estrelas menores.

Coloquei a mão na massa e desmontei meu C 9.25 com cuidados e precisão cirúrgica. Devo confessar que li muito a respeito antes de tomar essa decisão e de executar essa cuidadosa operação. Se algo desse errado tornaria o telescópio imprestável. Felizmente deu tudo certo.

Acoplei também uns acessórios da ADM para o telescópio de guiagem e substituí o dovetail padrão CGEM por um também da ADM só que padrão Vixen. Tudo isso com a finalidade de manter o conjunto o mais leve possível.

Em astrofotografia, quanto menos peso a montagem suportar, melhor.

Eis uma foto do setup antes e depois das modificações:

Antes:


Depois:

C 9.25 - Carbon Fíber Tube


Links das modificações:

ADM dovetails
http://admaccessories.com/

Tubos de fibra de carbono:
http://www.carbonscopetubes.com/index.html

Desmontagem de um SCT (passo a passo)

http://www.laughton.com/paul/rfo/c11-disasm.html


Meu primeiro teste com esse "novo" setup foi a nebulosa da tarântula, a NGC2070. Foram cerca de 1hora e 15 min de exposição que tive que dividir em 3 noites, pois não estava conseguindo um alinhamento polar satisfatório para longas exposições. As fotos foram utilizando a ATIK 314E e filtros RGB da Orion. Os frames fora de 120s para R e G e 120 s para o canal B.

Felizmente após inúmeras tentativas e frustrações consegui. A principal dificuldade foi fazer o alinhamento pelo Polar Scope. A montagem que eu comprei no Armazém do telescópio não veio com o retículo para o hemisfério sul e isso dificultou bastante o processo.

Depois de quase jogar tudo pela janela consegui o maldito alinhamento polar com a montagem Atlas EQG (NEQ-6). Descobri também que o PHD Guiding (software de guiagem) possui um gráfico que mostra como está o alinhamento. Na captura de tela abaixo é possível de ver as linhas vermelha e azul que representam os dois eixos RA e DEC da montagem. Quando elas andam juntas significa que o conjunto está alinhado. Veja abaixo uma tela capturada durante a fotografia da NGC2070:

PHD Guiding e NGC2070

A seguir o resultado:

NGC2070 - TARANTULA NEBULA

3 comentários:

  1. Olá amigo, houve uma melhoria com o novo scope de guiagem? Vejo bastante gente utilizando este kit que se instala no lugar da buscadora, mas não vejo reclamações.

    ResponderExcluir
  2. Samy, pra falar a verdade, nada de muito significativo. A única vantagem do short tube de 80mm fica por conta da maior captação de luz, mas em compensação pesa mais no conjunto. A guiagem é idêntica.

    ResponderExcluir