quinta-feira, 15 de novembro de 2012

NGC1977 - RUNNING MAN 2

Segunda tentativa da captura dessa nebulosa.

Apesar do tempo estar bom ventava muito forte e acabou que só pude fazer 20 min de exposição em subframes de 50 segundos. Tive que reduzir drasticamente os tempos de exposição a fim de minimizar os halos nas estrelas grandes e principais dessa nebula. 
Em contrapartida houve significativa diminuição do sinal e algumas cores não se revelaram adequadamente. Até poderia tentar puxá-las no processamento, mas não o fiz dessa vez.

Fiz também um teste de uma ferramenta bastante utilizada por astrofotógrafos no mundo inteiro e que se chama "astronomy tools" (link abaixo). 

Não se trata de um programa, mas de um conjunto de ações programadas para todas as versões do Photoshop e foram desenvolvidas exclusivamente para o tratamento de imagens astronômicas. O que posso dizer nessa análise inicial é que facilita muito e a um custo relativamente barato comparado com outros plugins e programas.

O link para quem quiser experimentar é:

http://www.prodigitalsoftware.com/Astronomy_Tools_For_Full_Version.html

Eis como ficou a NGC1977 dessa vez:


Abaixo a primeira tentativa já publicada nesse blog para comparação:


Ainda com intuito comparativo, abaixo uma foto dessa nebulosa feita a aproximadamente 1 ano atrás com um C8 em F/6.3 e uma DSRL Canon 450D (modificada por mim mesmo - sem o filtro IR) e com o filtro Lumicon Deep Sky. Reaparem o campo de visão bem maior proporcionado pelo largo sensor da câmera:


Nenhum comentário:

Postar um comentário