sexta-feira, 9 de novembro de 2012

M1 - CRAB NEBULA

Noite com céu e condições climáticas muito boas. O alvo foi a Nebulosa do Caranguejo, ou simplesmente M1, Localiza-se abaixo da Constelação de Orion, na constelação de Touro.
Pode ser vista até de binóculo em ceu bem escuro.

Nessa foto fiz uma salada de tempos de exposição que totalizaram 117 min e 50 s distribuidos da seguinte forma: R: 47min, G: 35min, B: 27min e 30s, L: 8min e 20s. Subframes variáveis de 100 a 400s. O motivo do tempo maior no canal R foi porque ele estava revelando mais detalhes do objeto. Balancear tudo isso me tomou algum tempo no processamento...

Essa nebulosa é o resultado de uma explosão de uma estrela e está a 6500 anos luz da Terra. Tal explosão foi avistada pela primeira vez no ano de 1054, onde seu brilho podia ser visto até de dia. É uma das mais intensas fontes de raios X e Gama conhecidas. No centro existe um pulsar com frequência de 30,2 vezes por segundo.


M1 - CRAB NEBULA (Nebulosa do Caranguejo)
117min e 50s de exposição
 Apenas para ilustrar, abaixo seguem os frames obtidos em cada canal separadamente. Reparem o que cada cor pode revelar:

CANAL RED:




CANAL GREEN:




CANAL BLUE:


3 comentários:

  1. Olá Gerson! Parabéns por seu trabalho! Muito bom!
    Estou iniciando na Astrofotografia, há pouco mais de 1 mês venho fazendo algumas fotografias, sendo meu equipamento ainda um pouco limitado. Dê uma olhada no meu blog depois. astrofotosbr.blogspot.com.br

    Queria esclarecer uma dúvida sobre sua técnica para as fotos. Conheço pouco sobre as câmeras CCDs, pois venho utilizando uma DSLR Canon T3i.
    Você utiliza filtros RGB, ou é uma opção da camera fotografar em canais separados? Pra eu fazer isso com a DSLR teria que usar filtros, correto?

    Abraço e parabens mais uma vez pelas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitor!
    Agradeço pelo seu comentário e pela iniciativa de criar um Blog também. Isso é muito bom não só para acompanhar a sua evolução bem como compartilhar experiências. Suas fotos, particularmente da lua e da M42 estão excelentes. Você pode tirar muita coisa de seu equipamento com certeza. Vá aos poucos e resista a tentação de querer fotografar muitos objetos na mesma sessão.

    Em relação a DSLR, ela é uma câmera colorida, ou seja, na matriz do CCD dela já existem os filtros RGB. No meu caso estou utilizando uma CCD mono daí a necessidade de eu ter que utilizar filtros para obter uma imagem colorida. Entretanto a sua imagem colorida pode ser decomposta no Photoshop, por exemplo, a fim de que você possa trabalhar neles individualmente. Isso possibilita realçar detalhes.
    O único filtro que recomendaria para você seria um LPR, ou simplesmente um redutor de poluição luminosa, pois além de filtrar as luzes que nāo interessam, realça o contraste do objeto com o fundo. Eu uso com minha DSLR o Lumicon Deep Sky. Os resultados são muito bons.
    Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendi! hehehe

      Muito obrigado pela explicação, Gerson! Vou procurar o filtro LPR pra comprar.

      Realmente a poluição luminosa em Belo Horizonte é muito grande. Especialmente onde moro que é no meio da cidade mesmo.

      Acho que essa poluição luminosa é o motivo pelo qual todas minhas fotos processadas no DSS ficam muito esbranquiçadas.

      Ontem fiz uma foto do M47, mas estava com nuvens e acho que fiz os frames com pouca exposição. Fiz com 15". Vou tentar novamente com 30", já que tenho conseguido um alinhamento satisfatório ultimamente.

      Obrigado pelas explicações e dicas! Vou continuar acompanhando seu trabalho e tentar absorver o máximo de dicas possível.

      Grande abraço!

      Excluir