terça-feira, 24 de abril de 2012

Trabalhando em F/10 - M83 e NGC 5168

Sim, retirei o redutor focal ( f 6.3) e passei a trabalhar com 2350mm de distância focal. As imagens ficam maiores mas preciso maiores tempos de exposição.

Certamente muitos dirão que com essa razão focal é inviável a astrofotografia. Resolvi então fazer um teste pra ver qual seria o resultado. Selecionei 2 objetos: NGC 5128 e a M 83 ( ainda estou invocado com essa galáxia nada fácil). Fiz frames de 120, 240, 300, 360, 480 e 600 segundos. Sim 1 frame em cada um desses tempos.

As condições climáticas e de visibilidade estavam próximas do ideal. Céu limpo, sem lua, tempo seco e frio.

O alinhamento também estava em 90 % o que fez com que conseguisse exposição de 600 segundos. Todas as fotos foram em iso 1600 e levemente processadas no imageplus apenas para realçar um pouco alguns detalhes. Eis o resultado:

M 83

 

NGC 5168

 

 

2 comentários:

  1. Excelente as imagens, com mais frames em cada tempo de exposição teria ficado fantástico! Tou impressionado de ver que conseguiu 600 segundos de exposição. Usou autoguiagem, não foi? qual montagem usou?

    Quanto a distância focal. Ela não é aconselhável quando você precisa de um campo maior, mas acho que para os objetos que quis fotografar não há nada demais em usar uma distância focal maior se ela te dará mais resolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, valeu pelo comentário e sugestão. Uso uma CG5-GT e o conjunto Orion Starshoot + Mini guide scope, também da Orion.
      Quebrei muito a cabeça pra conseguir que o PHD se falasse bem com o CG-5 (em postagem anterior coloquei as configurações do PHD que deram certo pra mim). Não estou acertando na cor...estão muito avermelhadas. Acho que é o balanço de branco da Canon.
      Você foi no X da questão quanto a distância focal, concordo plenamente

      Excluir