sábado, 21 de abril de 2012

Novas imagens tiradas em 20/04/2012

Após alguns dias, quase 2 semanas, o tempo deu uma trégua e o céu estava em quase excelentes condições em 20 de abril de 2012.

Apenas a umidade estava alta o que fez com que as coisas expostas ao tempo ficassem úmidas no decorrer da madrugada. Felizmente o telescópio não padece desse problema e nem o notebook.

Nessa sessão tive que fazer o alinhamento polar por duas vezes até conseguir que o PHD guiding realmente pudesse fazer o seu papel corretamente.

Nessa sessão fotografei os seguintes objetos:

- M5, M20, M24, M64, M83, NGC6537 e a famosa M42 (sempre fotografo ela)

O tempo de exposição maximo foi de 300 segundos. Ainda não tenho tirado mais do que 2 ou 3 frames. Sei que com mais frames (20 ou 30) a qualidade irá melhorar muito. Pretendo fazer isso na próxima vez que fotografar a M83, aliás vou dedicar uma noite inteira para essa galáxia, pois achei ela fantástica como poderão ver na foto abaixo.

M5 - Globular Cluster, também designado por NGC5904

 

M64, ou NGC 4826 - Black eye galaxy. Chamada dessa forma por ter uma banda escura de um dos lados

 

M24 - é um espetacular aglomerado de estrelas na constelação de sagitário. Possui 600 anos luz de largura.

Possui estranhas regiões escuras, como a apontada na foto, onde aparentemente não tem nada.

Um detalhe interessante é que quando falamos da constelação de sagitário, estamos voltando nossos olhos na direção do centro de nossa galáxia.

A M24 está a 10.000 anos luz da Terra e é a mais densa concentração de estrelas individuais (wikpedia)

 

M83 - Essa galáxia me chama a atenção pelas cores que emite. Como já disse vou dedicar a próxima noite boa somente para ela a fim de melhorar as imagens, principalmente a nitidez. Por enquanto essa aqui fica de tira-gosto:

 

M20 - Trifid Nebula. Embora já tenha postado uma foto dela é uma das nebulosas que mais aprecio e sempre que posso tiro uma foto dela. Nessa dei um tratamento especial:

 

M42 - Orion Nebula - é uma nebulosa explendorosa. Aqui sem tratamento e com uma única exposição de 120 segundos. É uma nebulosa que com um tratamento adequado de imagem fornece imagens de tirar o fôlego:

 

NGC 6537 - Red Spider Nebula

Éla é um tanto estranha, parece um rasgo de fogo no céu. Tirei uma foto geral e na outra dei uma ampliação de 50%

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário