sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Foco fino em telescópios SCT - M27 teste

Todos aqueles que possuem um SCT (Celestron ou Meade) já devem ter percebido uma certa dificuldade para se chegar ao foco mais perfeito possível, principalmente quando se trata de astrofotografia. Pois bem, fiz uma longa pesquisa de como solucionar esse problema de modo satisfatório. Cheguei então a esse acessório abaixo, que é um focalizador Crayford de 2 velocidades:

Sua instalação é extremamente simples pois é rosqueado diretamente no tubo:


A fim de permitir que se possa utilizar o redutor focal como mostrado na figura acima é necessário também um extensor que se encaixa como se fosse uma ocular e tem uma saída rosqueada onde podemos colocar o redutor

A montagem toda fica assim:


Porém, para se chegar ao melhor foco, ainda é preciso um software que é chamado de BackyardEOS.
Esse programa serve para realizar as capturas (planetárias ou de céu profundo) e possui uma função específica para se ajustar o foco. A tela abaixo demonstra essa função:


Obs: por meio dessa função, que fica capturando em modo live view, também é possível se fazer o alinhamento perfeito da montagem. Ela possui o retículo facilitando muito a centralização das estrelas para a calibração da montagem.

Por meio do índice FWHM é que se chega ao melhor foco possível. Quanto menor o valor melhor. Focaliza-se a grosso modo no focalizador original do telescópio e depois se faz o ajuste fino no Crayford.

CUSTO:

Tudo isso sai por volta de U$ 240,00. 


Ao final  postarei os links de onde adquiri os acessórios mencionados neste post.

Como primeiro teste, escolhi a nebulosa M27, que nessa época está excelente para astrofotografia.

O resultado me deixou bastante satisfeito.
 Tempo de exposição de 44 minutos em frames variados de 80, 120 e 160 segundos. Telescópio em F 6.3.

M27

Agora vejamos a mesma imagem  usando somente o focalizador padrão do telescópio e utilizando também a máscara de Bahtinov:

M27

As imagens falam por si. A diferença é bastante significativa

Links:

Um comentário:

  1. Gostaria de fazer algumas perguntas para vc. A sua câmera canon é modificada para astrofotografia? Percebi que seu telescópio é um celestron SCT C8, correto? Vc utilizou algum redutor focal para diminuir a distância focal do aparelho?

    ResponderExcluir